Publicidade
Notícias
Economía
Cultura
Instituições e Empresas
Personagems
Links
Editorial
Documentos
Cronologías


Foros de Debate



Participe no fórum e dê a sua opinião. A opinião da Direcção está expressa na linha editorial.

Os participantes do fórum podem exprimir as suas ideias pessoais que não tem necessariamente que concedir com os temas de Guine-Bissau.com.

Dê a sua opinião sobre a actualidade nacional e internacional no fórum.
Economía  |  Política  |  Desporto  |  Religião  |  História  |  Sociedade

Ultimo Comentario: 31/05/2005 4:25:15 5 comentarios
Tema: O PROBLEMA DOS ORGãO JUDICIAIS NA GUINé-BISSAU
a questão Kumba e Nino no contexto actual
Antes de começar a minha reflexão, preciso que, não sou nem por Kumba nem por Nino; sou pelo Direito e pelo meu pais a Guiné-Bissau. A minha questão é esta: o que serà da Guiné-Bissau si os orgaão judiciais anularem o acto da assinatura da renuncia ao poder de Kumba Ialà? Para mim, ha uma resposta mas muito preocupante. Tornar invàlido este acto, significa anular o golpe de estado e neste caso, que Kumba continua a ser Presidente. O maior problema, é que os advogados de Nino, poderão também se levantar e pedir a anulação do golpe de estado que o tirou do poder!!! Ai, as coisas se complicam!!!!! Kumba não poderà dizer que ele é Presidente, visto que Nino também foi posto fora do poder pela força.Segundo as leis constitucionais da Guiné-Bissau, um presidente eleito é presidente até ao fim do seu mandato, salvo uma renùncia voluntària ou uma incapacidade fisica ou a morte. Pergunto:
Indice de Debates    A sua opinião    Proponha um debate
Free Mind   BISSAU   Guinea-Bissau   31/05/2005 4:25:15
quando a corrupção justifica a corrupção
nessas alturas do compeonalto, todos estao mexendo palitos. politicas sem principios. a questao é seguinte: qual foi o motivo da aprovação da candidatura de Kumba? foi a forma como ele agiu? porque pelo direito nao foi, isso eu garanto. parece que em guine as coisas so funcionan na base de FORÇA. o problema é que todo o sistema ta viciado de corruptos. pessoas que nao conseguem nada por merito, so de empurrao em troca de favores sujos. TOMEM VERGINHA NA CARA, QUEM NÃO SABE TEM QUE APRENDER E NAO USAR COMUNIDADE INTERNACIONAL OU OUTRO PAIS PARA SE MANTERNO PODER.
Nelson Pereira   Bissau   Guinea-Bissau   26/05/2005 13:30:15
Valores que nos falta
O problema da GUINÉ BISSAU, não é tão dificil de compriender. Basta dividi-lo em quatro etapas a considerar: Primeiro: a organização da luta armada de libertação nacional. Quem estava a frente combatendo contra o colonialismo português? Era defacto um Guineense, mas analfabeto! Quem ia a Europa cursar principalmente nas areas de administração? Era um Caboverdiano, mas inteletual! Quem dava esta opurtunidade desigual? não sei... Quem ia parra a Russia cursar nas areas de academia ? Um Guineense. Ok! Vamos para segundo ponto: Depois de independencia, quem tomava conta da administração da Guiné Bissau? (Caboverdiano)! Porquê? porque sabe. Quem estava nas armas? Um Guineense. poquê? porque é o Guerreiro, sem falta. foi assim que o GUERREIRO, acabou por derrubar o regime e pilotar o país sem destino e, sem rumo. Terceiro: o povo indignado espera opurtunidade da junta militar...depois de muito sofrimento. ganhou a guerra finalmente e esperava por salvador na altura. Quem era? Kumba IALA! Porquê? elevadissimo numero de analfabetos... Quarto, qual é a conclusão? Na verdade a Guiné Bissau por enquanto, só tem politicos militares. quem perde recorre a ARMA. mAs ate guando? Guando morre a palavra Mantchundade, sem mim todos não presta;a verdade, visto que a responsabilidade é INDIVIDUAL; Orgulho, porque todos nós, não podemos ser antigos; combatentes; Vaidosidade, porque nem todos podem ser doutores. Entretanto são os que entendem intelectuis talvés maiores e perigosos inimigos da patria!... comfie por favor! Nelson Pereira
clara   bissau   Guinea-Bissau   23/05/2005 12:54:22
o agir de Kumba: ele "pode" e "deve" agir assim
Pelos vistos,não me enganei nas minhas reflexões sobre a pretenção de Kumba e dos seus advogados.Ninguém tem culpa aqui,cada um(juizes e advogados) tentaram cumprir os seus deveres para com a lei em vigor na Guiné.A questão é o seguinte:a maneira como o Kumba està a agir suscita duas outras perguntas. Ele "pode" e "deve" agir assim?As respostas divergem:"poder", pode; mas da maneira diferente como està a agir.Em vez de criar instabilidade, o melhor seria meter um novo recurso no supremo tribunal para lhe restituir o seu mandato e não se autoproclamar."dever" é que dà problema.Si ele ama o seu povo e se tem certeza que o povo o ama, não precisa de criar instabilidade com discursos inuteis;ele deve pacientar e aceitar de ir as urnas.ai tudo se confirmarà.
Free Mind   Bissau   Guinea-Bissau   06/05/2005 5:08:11
Falta de competencia
por isso mesmo que existe orgao judicial, compete a eles decidir de acordo a nossa constituição. tambem acredito ja que eles assumiram aquele cargo, eles devem ou deveriam ter capacidade ou competencia para resolver esta situação. Essa pouca vergonha na cara tem que acabar, os cargos tèm que ser ocupados pelas pessoas competendes e nao por indicação ou laços familiares. AGORA ELES VAO TER QUE MOSTRAR QUE SAO CAPAZES DE RESOLVER, OU SEJA, RESOLVENDO O PROBLEMA. e outra ja começaram a tudo errado.
clara   bissau   Guinea-Bissau   04/04/2005 17:57:38
o problema dos orgãos judiciais na Guiné-Bissau(continuação)
foi pena que a minha opinião foi cortada, mas compreendo: atingi o limite de nùmeros de letras. é por isso que vou continuar o meu raciocinio. Pergunto: caso o pedido dos advogados e Kumba e se Nino também o fazer, forem aceites pelas instâncias judiciais, quem é finalmente presidente?!!!Kumba ou Nino?????Talvez seja pour esta razão que Kumba diz ser o Nino, o seu ùnico adversàrio(pelos vistos, ele não é maluco!!!). Pergunto de novo: serà que a Guiné deve andar como um carranguejo???Sei que a tarrefa dos nossos juizes não é nada facil neste caso; se aceitem o pedido dos advogados de Kumba, serão tratados, talvéz, como inimigos do bem estar do povo; se refutarem este pedido, serão tratados de apoiantes de golpes e anticonstitucionais(visto que, em Direito, todo acto feito sob ameaças ou mentiras é considerado como nulo). Que farão os orgãos judiciais???? Espero que o bom senso predominarà!!!!e seja o povo guineense o vencedor!!! Bon coragem aos juristas!
 

Guine-Bissau.com - marca registrada.
Não se autoriza a utilização dos nossos conteúdos sem prévio acordo.
BISSAU - GUINÉ-BISSAU
EDITORIAL
  LIBERDADE DE EXPRESSÃO !!
>> ELEIÇÕES 2008
>> ELEIÇÕES 2004
>> OPINIÃO
>> ANÚNCIOS
>> CORRUPÇÃO
>>  AJUDAS INTERNACIONAIS
>>  DOSSIERS
 Arduinna.org