Publicidade
Notícias
Economía
Cultura
Instituições e Empresas
Personagems
Links
Editorial
Documentos
Cronologías


Foros de Debate



Participe no fórum e dê a sua opinião. A opinião da Direcção está expressa na linha editorial.

Os participantes do fórum podem exprimir as suas ideias pessoais que não tem necessariamente que concedir com os temas de Guine-Bissau.com.

Dê a sua opinião sobre a actualidade nacional e internacional no fórum.
Economía  |  Política  |  Desporto  |  Religião  |  História  |  Sociedade

Ultimo Comentario: 28/02/2011 0:23:22 14 comentarios
Tema: ADMINISTRAR O PAIS VS ADMINISTRAR BENS "PESSOAIS"?
O primeiro ministro ao inves de administrar o pais, esta administrando PETROMAR!!1
tudo o que o atual primeiro ministro (Cadogo) fez ate agora foi simplesmente enrequecer os negocios dele, como tambem os demais governantes "na verdade nao sao governadores sao meros figurantes".
Indice de Debates    A sua opinião    Proponha um debate
dauda sisse   fortaleza , ceara , brasil   Guinea-Bissau   28/02/2011 0:23:21
especialista em admnstração publica
sim, administrar um país significa gerir coisa publica o que significa gerir bem de toda nação que pertence a todo mundo isso mostra que aconduta social é bem reconhecido pelo população em geral e mostrar a capacidade, dignidade,honestidade seja humilde e agradar pelomenos 85 por cento do seu povo, saber diferenciar bem pessoal e do bem comum.
pedjau   são paulo   Guinea-Bissau   22/07/2009 18:52:52
transparência
benvindo a todos os participantes, eu gostaria mais uma vez de agradecer e compartilhar com todos o problema da Guiné Bissa e, dizer: não adianta só criticar, mas sim contribuir para a resoluçao do problema.
robert   Lisboa Porto   Guinea-Bissau   04/01/2006 17:42:15
Nó Pensa Guiné-Bissau
Sem menosprezar as opiniões dos outros participante, queria dar força ao Frede para que continua assim, porque o país precisa de homens que pensa o futuro, os olham para o que aconte hoje e amanhã. Sem dar mesmo trégua porque a Guiné,já não é uma criança que precisa de ser amamantada só quando chora.É tempo de parar com pouca vergonha, porque quem sofre mais com isso são pessoas que vivem fora do País ou melhor no Estrangeiro.
Free mind     Guinea-Bissau   05/05/2005 3:13:24
solução brota de problema?!!!
Clara! Como vc vai propor solução se vc não vê os problemas? Para vc achar a solução, primeiro vc precisa identificar os problemas, depois desenvolve um plano de ação para resolvê-las, certo? É claro que o governo vivi de imposto, em todos os paises isso acontece, mas a proporção que o governo aumentou os imposto, é absurdo, visto que vc não faz nada de um dia para outro e todos os argumentos do governo, não eram compatíveis com o fato, falando em imposto vc sabia que quando o governo cobra imposto, tem que haver um fator gerador desse imposto? Sabe esses fatores? O preço do petróleo no mercado internacional sobe e desce todos os dias, mas não é por isso que o governo vai subir e descer o combustível, por exemplo, depois de 11 de setembro houve uma subida drástica do petróleo no mundo, muitos paises não subiram o preço do combustível como Guiné-bissau, a subida do combustível, só foi feita quando Cadogo entrou no poder e outra, os antagonista dele, não iam subir o combustível se não fosse a idéia de proibir entrada de combustível via terrestre, sabe hoje quem é o distribuir dos outros postos de combustivel? Questão não é a lei, mais sim o habito dos dirigentes so olharem para umbigo deles, experiência que o povo guineense já sentiu na pele. Também não é porque o Cadogo foi “eleito” pelo povo guineenses que vamos fazer de cego, surdo e mudo. Ahm já que vc sabe tanto de economia internacional e fala tanto de leis, co certeza vc vai saber mais o que se passa no seu país, diga, mês passado em guine quantas vezes o tribunal passou em cima da lei? Hum vê o comportamento de preço de petróleo desde 2000 a 2005 e tira suas próprias conclusões. Legal o feedback.
clara   bissau   Guinea-Bissau   04/05/2005 15:00:02
propor soluções é melhor que criticar
Carro compatriota foi bom dar a sua opinião, mas penso que se vocé pensa que estou a apoiar as attitudes de quem quer que seja, està enganado. A minha estratégia não se baseia nisso, mas sim em propor soluções para o desenvolvimento do meu pais. Criticar, até as crianças sabem fazê-lo porque são capazes de dizer a mãe: "bianda ca sabi" mas, dizer como fazer para que "bianda bida sabi" eles não são capazes de o fazer. Se você encontrar um outro meio melhor que os impostos para fazer viver um estado, seria louvàvel da sua parte de o enunciar. O combustivel sobe de preço quando o curso de pretroleo bruto sobe, para tal, consulta a economia international para mais informações sobre este assunto e o contexto em que nos encontramos. Se o Cadogo ganha com isso, é por causa de falta de leis que controlam a economia de un estado e de rigor na aplicação dessas leis. A final das contas, quem é que elegiu o Cadogo e o seu partido???!!! Serà que os guineenses se enganam em cada eleição!!! Queremos alguém que quer o nosso bem estar ou alguém que nos dé bicicleta, camisolas, sacos de arroz...tais como se faz nas campanhas eleitorais?????se enganamos a cada eleição, então temos de ser mais maduros e "abri mas udjus". Gostei de qualquer das formas da sua participação.
Free Mind   Bissau   Guinea-Bissau   30/04/2005 1:17:42
Resp. Para texto da Clara
Clara tais doenças que vc chama de crônica, elas deviam ser resolvidas! Esse é o papel do governo, resolver problemas do povo e não pessoais ou do partido. Eu sei que a corrupção existe, faz tempo. Mas também por outro lado eu acho que a corrupção tem que parar. Clara se é o bem estar do povo que te interessa, não apóie atitudes errados. É verdade que o governo ta pouco tempo no poder, é verdade que ele tem se esforçado, mas analisamos as atitudes do governo desde que foi eleito. Primeira coisa que o governo vez, foi subir preço de combustível, depois proibiu entrada de combustível via terrestre, depois derrubou lenox, depois aumentou os ministérios e agora quer aumentar os impostos. Será que realmente esse é um governo que pensa no povo. Vou deixar vc analisar o impacto de cada um desses pontos no bem estar da população. E a minhas criticas são realistas, tudo o que eu escrevo são coisas que acontecem no cotidiano dos guineenses. Sobre os deputados vc tem toda razão, infelizmente é uma realidade ter deputados que não sabem escrever e ler, muito lamentável e também da nossa lei, mas também eu acho que o que conta mais na governação é a intenção do governante. Valeu pela sua participação espero apreciar mais sua opinião.
clara   bissau   Guinea-Bissau   28/04/2005 15:05:21
é melhor ser realista nas nossas criticas
Meus carros compatriotas, penso que a questão do Cadogo no poder deve ser analisada com mais realismo. As doenças cronicas da Guiné tais como: falta de luz, agua, minimos meios de subsistência, corrupção, não começaram com o governo de Cadogo, visto que ele està no poder ha pouco tempo. é por essa razão que acho um pouco irreal a vossa critica. Ele pode ser o que quiser, iso não me interressa; o que m'interressa é o meu povo e o seu bem estar. Também não vejo imcompatibilidade alguma em ser rico empresàrio e ser Primeiro Ministro(aliàs é o que se passa nos paises desenvolvidos). O problèma é o seguinte: a ausência de lei que estipula a declaração de bens antes da tomada de posse no governo ou na presidência; e uma outra que controla a gestão das riquezas criadas pelas empresas e de todas as pessoas vivendo no pais; é o que se chama a fiscalidade e o imposto sobre as riquezas. Estas falhas na nossa legislação é que estão na origem da corupção e de todos os opurtunismos que se verificam no pais. Não sei se um de nos resisteria a tentação de passar por um burraco nas parredes de um banco que não tem guardas!!! Criticar Cadogo, Kumba, Fadul, Nino, etc é bom mas não é isso que vai currar as feridas do nosso pais. O mal se cura pela raiz portanto, a raiz é a nossa lei. é ela que devemos sanear. Por isso os primeiros a serem criticados são os nossos deputados que representam o povo e que votam as leis. Mas é pena porque, eles em vez de defender o povo, defendem antes de tudo os seus partidos, transformando assim a asssembleia num campo de futebol onde as equipas jogam uns contra os outros.
Free Mind   Bissau   Guinea-Bissau   25/04/2005 0:58:38
Resposta da Isadora
Resposta a Isadora Governos desastrosos? Esse não é? É preciso esperar quanto tempo para julgar? Esperar quando o país inteiro estiver arruinado? É triste ouvir alguém falando que ama seu país e apóia corrupção dentro do próprio país! O meu comentário não infama de alguma forma a Guine Bissau, porque ela é especifica... “Pais que e nosso e que precisa de todas as nossas mãos” mas infelizmente só tem mãos de alguns. Vc acha que esse debate não é construtivo? Isso não é um ponto fraco “tema do debate”? Em termos de melhor explorar os nossos recursos o PM sabe melhor que ninguém. Pois querida fica sabendo que a ultima eleição legislativa não ocorreu de uma forma democrática, vc deve saber disso. Vc fala vamos analisar, o povo vivi em condições deploráveis, sem luz, sem água. Se o Cadogo não tivesse subido o preço do combustível e não proibisse a entrada de combustível via terrestre o povo teria uma condição de vida melhor. Não vou entrar em detalhes . Aumento do preço de combustível, tem um efeito domino na economia Valeu o seu comentário Isadora
Freemind   Bissau   Guinea-Bissau   25/04/2005 0:28:42
Resposta
para começar o Cadogo é o quinto corrupto...que negocios o Cadogo tinha antes? eram dele? ou apenas era um figurante? vc deve saber ja que o defendes. Ora como o velho Crioulo diz: " eu nasci pobre mas não sou burro ". O que vc chama de reponsabilidade? hoje qual é a empresa mais rentavel em guiné? e porque? é facil de responder.Uma coisa vc tem razão não existe mesmo uma lei que impede a governacao do meu ou do teu bens materiais, mas sabe porque não existe? porque as nossas leis são copiadas. quem vendeu aos libios? C U
Anonimo   EUA   Guinea-Bissau   15/04/2005 14:11:31
VC devia concorrer ao cargo do Sr. primeiro ja' que nao tem negocios!
Para ser sincero contigo meu caro compatriota.... Cadogo ja' tinha os seus negocios muito muito antes dos ultimos 4 corruputos governantes! Ora como o velho ingles diz: "Somebody gotta do it" e ele o Sr. Cadogo esta' fazendo o mesmo e sem qualquer interferencia as responsabilidades a que lhe foi imcumbida e.... so' pelo nome, porque o primeiro ministro na realidade esta' nos QUARTEIS..DONOS DA GUERRA,e da instabilidade nacional! Caro amigo nao existe nenhuma lei que impede a governacao do meu ou do teu bens materiais....o que existe na realidade e' que nenhun cidadao pode por em causa o PATRIMONIO NACIONAL vendendo parte da Guine' aos LIBIOS.
Isadora   Bissau   Guinea-Bissau   09/04/2005 22:08:26
Para que tanto odio
Um complemento ao comentario do Crato. Sim, para que tanto odio? Sofremos ja tanto com a guerra de 1998, que nao trouxe nenhum beneficio para o povo da Guine. Perdemos muito. E depois do governo desastroso que tivemos antes deste, agora so nos resta deixar este governo trabalhar e esperar que consigam elevar um pouco a Guine, do poço tao profundo por onde caiu. O governo ainda nem um ano tem. Mas se o "PM so quer enriquecer os negocios dele", pelo menos esta a garantir que a barriga dos guineenses nao fique vazia. Mesmo enriquecendo os negocios dele, ainda sobrou algum para pagar os salarios do povo, que ja estavam com um ano de atraso e como se diz por ca "saco vaziu kata firma" Deixem-se de fazer comentarios de forma a denegrir ainda mais a imagem da nossa tao amada terra. Ja nao basta o quanto sofremos? Tudo o que perdemos? Quantas familias desaparecidas? Facamos uma analise de tudo o que se passou nos ultimos quase 7 anos e ajudemos todos unidos o governo na construcao do pais, pais que e nosso e que precisa de todas as nossas maos. Facamos um debate construtivo de forma a ver quais os pontos fracos da nossa economia e dar opinioes sobre a melhor maneira de fazer emergir os nosso potencial economico, falemos de como explorar os nossos recursos. Isso sim e pensar na Guine. O governo foi eleito democraticamente e precisa de tempo para tirar a Guine do caos em que estava a fazer com que a comunidade internacional acredite mais em nos e venha investir na Guine. Se houver instabilidade e ameacas deste genero concerteza que eles nao veem e infelizmente, por enquanto nao podemos agir sozinhos, sem o investimento externo. Pensem na nossa Guine, no povo que la vive em condicoes deploraveis, sem luz, sem agua, sem um saneamento de base minimo necessario, sem saude. Este site extraordinario da-nos a possibilidade de juntos trocarmos ideias construtivas, irmaos, construtivas.
Free mind   SP   Guinea-Bissau   01/04/2005 16:16:31
prova esta nas informações que a mídia passa
Sergio!!! As provas estão na cara, muitos preferem fingir. Ja que vc participa desse Forum, um dos requesitos seria analisar as informações, lê mais sobre Guine - Bissau, sobretudo as noticias, vc vai perceber que o atual primeiro ministro, ele apenas esta administrando os seus negocios. ps: mas foi bom vc ter participado do forum... valeu
Crato Ca   Bissau   Guinea-Bissau   22/03/2005 16:48:25
Porquê tanto ódio?
As vezes ser homem é difícil. Uma pessoa até questiona porquê que eu sou homem, ainda neste mundo que Cabral tanto insistiu de lhe disignar Guiné-Bissau. Não só. Parece que os "bons" homens dicidiram chamar este país de Guiné-Bissau. Mas Qual é a origem da palavra Guiné-Bissau? Certeza é que muitos não sabem. Não faz mal. E compreensivel. Alguns passaram tempo a ver passar os pombos. Nós guineenses somos pura e simplesmentes malvados. Maus a tal ponto que esquecemos as tradições. Até os mortos somos capazes de maltratar. Porquê que não paramos para perguntar se o que fazemos ou o que nos são mandados fazer está ou estará de acordo com o meu "eu", a minha consciência ou a minha cultura? Alguém disse uma vez que os homens são os únicos seres vivos que matam os seus próxomos. O Lobo não come o Lobo. Porquê tanto ódio a uma pessoa. Meu deus, ilumina os homens para lhes incutir o espírito de sabedoria,de trabalho. Que deixemos de "bare padja" e vamos trabalhar, talvez o pão de cada dia não nos falte.
Sergio   Bissau   Guinea-Bissau   11/03/2005 9:29:40
Provas, provas e provas
Nao devemos fazer afirmaçoes sem provas. Cuando se acuse alguem e necesario adjuntar provas; é a unica forma de poder fazer avançar o país e poder tambem desmascarar os autores de feitos condenaveis
 

Guine-Bissau.com - marca registrada.
Não se autoriza a utilização dos nossos conteúdos sem prévio acordo.
BISSAU - GUINÉ-BISSAU
EDITORIAL
  LIBERDADE DE EXPRESSÃO !!
>> ELEIÇÕES 2008
>> ELEIÇÕES 2004
>> OPINIÃO
>> ANÚNCIOS
>> CORRUPÇÃO
>>  AJUDAS INTERNACIONAIS
>>  DOSSIERS
 Arduinna.org