Publicidade
Notícias
Economía
Cultura
Instituições e Empresas
Personagems
Links
Editorial
Documentos
Cronologías


Foros de Debate



Participe no fórum e dê a sua opinião. A opinião da Direcção está expressa na linha editorial.

Os participantes do fórum podem exprimir as suas ideias pessoais que não tem necessariamente que concedir com os temas de Guine-Bissau.com.

Dê a sua opinião sobre a actualidade nacional e internacional no fórum.
Economía  |  Política  |  Desporto  |  Religião  |  História  |  Sociedade

Ultimo Comentario: 03/04/2009 18:27:52 96 comentarios
Tema: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2004
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2004
Dê a sua opinião sobre ao processo eleitoral.
Indice de Debates    A sua opinião    Proponha um debate
BEBETO   BISSAU   Guinea-Bissau   03/04/2009 18:27:52
BJUHYTGFD
BEBETO DE SE ARAMATA BISSAU
reno   paris   Francia   06/03/2009 23:58:48
RESULTATS 2008 TOUS FAUX!
LES CHIFFRES DES ELECTIONS DE 2008 SONT TOUS FAUX!!!! C'est de la propagande! Les donnees OFFICIELLES existent sur le site de la Mission Europeenne d'Observation! http://www.eueomgbissau.org
MARIO MENDES   BISSAU   Guinea-Bissau   25/06/2008 20:36:00
UWAPA
BADJUDA BONITA M,MISTI FALA CUBO
meireles   luanda   Angola   25/06/2008 12:45:34
ACTIVIDADE POLÍTICA NA (C.L.S.T,P.)
( Correspondência do político ,exmo Sr Miguel Trovoada pertencente ao Espolio do Dr Hugo José Azancot de Menezes ,um dos fundadores do M.P.L.A. ) COMITÉE DE LIBERTAÇÃO DE S. TOMÉ E PRINCIPE (C.L.S.T,P.) COMITÉ DE LIBERTATION DE SAN THOME COMMITTEE TO LIBERTATION OF ET PRINCIPE. SAINT THOMAS AND PRINCIPE. B.P. 489 LIBREVILLE 8/4/62 CARO HUGO Recebi ontem o teu telegrama que nos deixou um pouco confusos. No entanto agimos imediatamente no sentido de partir o mais depressa possível, “ mesmo sem croas”. A minha deslocação neste momento é de todo impossível. Penso que imensas coisas se passam em Leopoldina e no mundo, coisas que, em consequência das limitações materiais e condicionalismo político aqui, temos ignorado quase por completo. A malta de resto, pôr te a ao corrente. Creio e temos de encarar o
Rildo Ferreira dos Santos   Nova Iguaçu/Rio de Janeiro   Brazil   30/12/2007 17:13:06
Guiné-Bissau Livre!
Gostei do que disse Rui. Vamos rever um pouco de história? Quando foi que o povo de Guiné Bissau passou a adotar o português como língua oficial? Quando os portugueses chegaram à África, quais foram as primeiras medidas dos 'invasores'? Quem passou a fazer os serviços que os portugueses não queriam fazer na Europa? Vejam. Como brasileiro, reconheço na história do povo africano ao reler a história do povo brasileiro. Voltaire Schilling, historiador brasileiro (2007), citando Pierre Verger escreveu que eno final do século XVI, mais de 50 mil africanos serviam de escravos para os portugueses no nordeste brasileiro (http://educaterra.terra.com.br/voltaire/index_primeiros.htm). Ora, foram eles a expatriarem os africanos para servir de escravos aos europeus invasores dos continentes ainda nativos. E foram eles a extrairem os preciosos minerais (ouro e prata) para sustentarem as vicissitudes da corte portuguesa. Foram com os nossos bens (da África e da América do Sul) que fizeram jóias a ornamentarem as damas de lisboa e de toda a Europa. Guiné Bissau precisa se tornar de fato independente de Portugal e não permitir intromissão nas ações sociais dos Guineses (?). Estou na torcida. Guiné Bissau Livre!
laura   lisboa   Portugal   12/12/2006 20:13:48
quem é o presidente de lá??
O presidente daí é o xanana gosmão??o xoxolino?? aiai ja ai estive é muito bonito isso é pena é o pais ser muito pobre!!mas as pessoas sao boas e respeitosas...beijao a todo o pessoal qui estiver ai..vos adoro molekes
Idalécio Mango   Aveiro   Guinea-Bissau   16/08/2006 18:13:55
Triste Raiz
Guiné perde a sua personalidade devido a rede corrupta que se encontra enraizada...Nino Vieira...É a vitima de isso tudo...Vive num Mundo de sonhos. Sem se aperceber dos que estao a morrer pelo seu IGUISMO.
Idalécio Mango   Aveiro   Portugal   16/08/2006 18:04:55
Triste Raiz
Guiné perde a sua personalidade devido a rede corrupta que se encontra enraizada...Nino Vieira...É a vitima de isso tudo...Vive num Mundo de sonhos. Sem se aperceber dos que estao a morrer pelo seu IGUISMO.
Inegildo Lourenço Soares da Gama «Isy Gama»   Lisboa-Portugal   Guinea-Bissau   07/07/2005 17:08:10
"Muita Coragem a Guiné e ao seu Povo".
Estou tão longe e tão perto da minha terra mãe, digo tão longe e tão perto porque nunca parei de pensar naquele terra lindo e maravilhoso. Cá para mim a Guiné é o melhor páis do mundo e é... De quem será a dúvida, só precisamos de conciliar as ideias e trabalhar arduamente para podermos alcançar os nossos objectivos e que não é uma tarefa fácil, mas nunca impossível. A "Guiné-Bissau merece ser uma terra feliz" para onde nós os Guineenses e não só..., poderemos viver na base de harmomia e hospitalidade que sempre soubemos ser em todos os momentos. Deve haver uma aposta muito sério nas crianças e na juventude o «Abel Djassi» dizia que as crianças são as flores da nossa luta e a razão do nosso combate e para tal a nação deve apostar seriamente na juventude. A juuventude são e serão o garante da nação num futuro próximo. Viva a Guiné-Bissau e viva a Pátria do Fundador da nacionalidade, "Amilcar Lopes Cabral".
Rui   Bissau   Guinea-Bissau   01/07/2005 5:20:36
Ta na hora de portugal cuidar dos problemas de Portugal e deixar o povo guineense seguir o desenvolvimento!!!
chega de exploracao!!! os portugueses querem tirar um pouco que sobrou dos guineenses, Cadogo tem que deixar de ser mandado pelos portugues "stop" chega de vender o pais...ja nao basta o sofrimento, o Cadogo so ta pensando no negocio dele e mais nada o povo que se foda, nada fez durante esses anos, so mandar "devia aprender como funciona o governo antes de impor de ser o primeiro ministro", hoje os guineenses estao a sofrer, outros passando fome, o arroz saiu de 10.000 para 17.000, subiu os impostos, subiu o combustivel, esta eliminando os concorrentes dele...o que pensar de um governador desse? um verdadeiro oportunista e ditador...
Roberto Mendes   Porto Portugal   Guinea-Bissau   30/06/2005 14:53:36
N´bim más um bias, pa fala mantenha pa tudo garandes de nha terra.
Obriga Henrique Rosa!!!!! Está quase a segunda volta,para as Eleições Presidenciais, com muitas espectativas de um Guiné melhor, onde todos possam viver em Paz e começar à pensar no desenvolvimento. Mas, também é tempo de pensar bem em quem eleger,para que os reflexos do passado não volte a conteçer de novo.No entanto,consentrem e pensem bem antes de votarem na 2ª volta que aí vém.À Guiné,já mais será,Colonia Sénégalesa, porque temos pe que podem levar avante este País
paulo   lisboa   Guinea-Bissau   24/06/2005 23:05:57
PAIGC voltem para selva!!!
a guerra em guine acabou faz anos, matar proprios cidadoes...o que aconteceu hoje meu amigo nao foi incidente foi um crime encomendado, porque nao foi atoa que o candidato Salvador Tchongó num dos comicios acusou a Polícia de Ordem Pública (POP) de querer matar indivíduos da etnia Balanta, a verdade dele se confirmaou hoje...
jorge   bissau   Guinea-Bissau   24/06/2005 22:58:09
O PAIGC se revelou mais uma vez
os assasinos se revelaram, onde esta aquele homem que sempre falou em paz e estabilidade "henrique rosa e cadogo jr.", num dia lamentavel como hoje, onde tres jovem que protestavam contra corrupção na CNE foram brutalmente mortos e outros espancados. o PAIGC mostrou a sua cara!!!
Roberto Mendes   Porto Portugal   Guinea-Bissau   20/06/2005 13:26:43
E assim que progresso ta buscado!!!!
"Garandes di nha terra e tchiga ora di ba fala bardade na urna, e bo rispunde cu força, na sentido di queri muda no terra pa minjoria.E assim própe"! Agora é a altura de esperar, para ver os fenómenos, que vão sucedendo daqui para frente.Vamos estar de olhos bem abertos na esperança de que será desta vez a mudança.E sobretudo para não voltar a ter um Chefe de Estado "tolo" como o anterior que era o pau mandado do Chefe do Estado Sénegalês.Os nossos chefes têm de confiar nas suas capacidades e não nunca deixarem, de ser levados por outros chefes. ...é tempo não podemos mais adiar os nossos sonhos, basta Anarquismo e a Olgarquia..., é tempo porque os nossos sucessores vão querer competir com os outros paises desenvolvidos. Todos de mãos dadas vamos pensar a Guiné! Obrigado e um abraço para todos os amigos da Guiné-Bissau.
iero embalo   wiena   Guinea-Bissau   17/06/2005 14:54:31
negocianti
Sandro   Viseu   Guinea-Bissau   27/05/2005 19:01:35
No pensa "Guiné"
No para brincadera no leba país pa dianti, é falta de respitu k tem na terra dibi di caba, no pui lei na funciona, ninguim ca tem diritu de ocupa "presidencia de republica" si ca presidente, no magestrados no finca pé no revi no leis, es i caso k mereci julgamento e condenaçom.
Roberto Mendes   Portugal (Porto)   Guinea-Bissau   20/05/2005 14:15:11
Homes de nha terra corda tam!!!
Bom dia conforme à hora tiver!! Este cumprimento vai sobretudo para os que lutam dia e noite pela paz no mundo. Não gostaria de invocar os nomes dos que foram Chefes de Estado e que nada fizeram e se autoproclamam chefes de Estado com caras sem vergonha. Enfim, o caso da Guiné é um caso muito a serio! O próprio povo está cansado e já não sabe o que haverá de fazer, no entanto, agora todo o palhaço que se arma em esperto consegue os enganar.Houve quem neste seit que congratulou com a posição tomada pelo povo, pois limito-me apoiar também.É bom começar a ver esse tipo de espírito da procura da verdade,porque as palavras bonitas sem acção já chega. Agora em relação ao TSJ, da Guiné é um caso também de lamentar, uma Instituição sem poder de decisão é impossível isso continuar haver num país em que há separação de poderes.Paz e Bem para todos Guineenses e os estrangeiros residentes na guiné-bissau. Nha mantenha pa garandis de terra!!!
Meno Fonseca   Lisboa   Guinea-Bissau   21/04/2005 23:06:46
Isto e uma Vergonha
Guene-Bissau,e um Pais muito pequeno com tantos Partidos politicos,nem nos E.U.A. que e o Pais mais grande nao ha tantos Partidos como G.B.Sao todos bandos de chulus de merda que estao robar dinheiro do Povo,temos que acabar com esta burocracia na GUENE-BISSAU,eu sinto orgulho do ser Gueneense e do meu Pais,nao dos meus Ladroes depois dizem que sao Politicos,nao passao de uns paliasos a governar Pais. obrigado.
Carla     Guinea-Bissau   15/04/2005 7:49:54
A minha grande preocupação
Pena, tenho pena dos guineenses, principalmente dos que ainda continuam residentes no país. É este o meu sentimento, depois que tomei conhecimento que o Ex-presidente Guineense, João Bernardo Vieira (Nino) manifestou já o interesse de se candidatar, às próximas eleições presidenciais de Junho na Guiné-Bissau. Este meu sentir é manifestado pela convicção de que na verdade os guineenses estão cada vez, mais com menor possibilidades de escolha, entre a via do desenvolvimento e da estagnação do país. Não percebo como é que se pode acreditar que desta vez, “Nino” terá algo diferente, de bom para dar à Guiné, quando anteriormente teve oportunidade de fazê-lo e não o fez, numa conjuntura em que, primeiro, por mais de 15 anos, o regime não permitiu que legalmente houvesse vozes opostos para apresentarem os seus pontos de vista. Desta vez, será ainda muito mais difícil ao ex-presidente, fazer qualquer coisa de útil para o país, porquanto, grande parte da população está duvidosa das suas boas intenções. Sinto pena ainda dos guineenses, porque afinal, para que serviram os últimos acontecimentos que abalaram o país, depois de 1998? Quais as verdadeiras razões do golpe à Nino? Como poderá o povo guineense acreditar num presidente que chamou forças estrangeiras para “esmagar” o país? Porque continuaríamos nós a entregar o destino do país, àqueles cujos desempenhos deixaram muito a desejar, quando propalamos sempre a necessidade de mudanças, rumo ao desenvolvimento, como se não houvesse alternativas, outros homens e mulheres capazes de conduzir avante o país. As forças políticas deviam pôr de lado as suas querelas internas e pensar seriamente nos milhões de guineenses que nelas confiam, mostrando que servem realmente para defender os seus interesses. Para quando a luz no fundo do penoso e longo túnel via desenvolvimento da Guiné Bissau?
Bamie   Leiria   Portugal   04/02/2005 19:53:57
ELEIÇÕES LEGISLATIVA
Olá "NHA PARENTES" sou um pobre estudante da eng. civil na diáspora. Venho por esse meio propor a minha modesta opinião sobre as eleições legislativas que se avizinha, e já agora com todo o respeito faço os votos que essa sugestão não seja entendida como uma côr política. Proponho o seguinte para evitar posteriores problemas depois das eleições a respeito de actualização de cadernos eleitorais. Já que todo o mundo sabe que para sacar dinheiro da comuniddeda internacional não é tarefa facil e o país não está em condições de suportar as despesas sozinha."A CNE DEVE CHAMAR TODOS PARTIDOS PARA UMA REUNIÃO, MOSTRAR A TRANSPARÊNCIA TOTAL COM QUE SE VAI DECORRER O PROCESSO DE ACTUALIZAÇÃO DOS CADERNOS ELEITORAIS, FAZER UM PROGRAMA RADIOFÓNICO E TELEVISIVO PARA FAZER OUVIR E MOSTRAR AS IMAGENS À SOCIEDADE CIVIL E COMUNIDADE IMTERNACIONAL OS MECANISMOS DE TAL PROCESSO; PARA QUE, QUANDO UM OU OUTRO PARTIDO VENHA A RECLAMAR OS RESULTADOS COM PRETESTOS NOS CADERNOS ELEITORAIS QUE TODA GENTE FICA A SABER QUE PARTIDO X NÃO ESTÁ COBERTO DE RAZÃO". Espero que compreendam as minhas preocupações, e se eu ferir a sensibilidade de alguém, peço desde já as minhas sinceras desculpas. Do guigui com Orgulho de o ser "BAMIE"
Bamie   Leiria   Portugal   04/02/2005 19:52:40
ELEIÇÕES LEGISLATIVA
Olá "NHA PARENTES" sou um pobre estudante da eng. civil na diáspora. Venho por esse meio propor a minha modesta opinião sobre as eleições legislativas que se avizinha, e já agora com todo o respeito faço os votos que essa sugestão não seja entendida como uma côr política. Proponho o seguinte para evitar posteriores problemas depois das eleições a respeito de actualização de cadernos eleitorais. Já que todo o mundo sabe que para sacar dinheiro da comuniddeda internacional não é tarefa facil e o país não está em condições de suportar as despesas sozinha."A CNE DEVE CHAMAR TODOS PARTIDOS PARA UMA REUNIÃO, MOSTRAR A TRANSPARÊNCIA TOTAL COM QUE SE VAI DECORRER O PROCESSO DE ACTUALIZAÇÃO DOS CADERNOS ELEITORAIS, FAZER UM PROGRAMA RADIOFÓNICO E TELEVISIVO PARA FAZER OUVIR E MOSTRAR AS IMAGENS À SOCIEDADE CIVIL E COMUNIDADE IMTERNACIONAL OS MECANISMOS DE TAL PROCESSO; PARA QUE, QUANDO UM OU OUTRO PARTIDO VENHA A RECLAMAR OS RESULTADOS COM PRETESTOS NOS CADERNOS ELEITORAIS QUE TODA GENTE FICA A SABER QUE PARTIDO X NÃO ESTÁ COBERTO DE RAZÃO". Espero que compreendam as minhas preocupações, e se eu ferir a sensibilidade de alguém, peço desde já as minhas sinceras desculpas. Do guigui com Orgulho de o ser "BAMIE"
Tubab   Aachen   Alemania   02/01/2005 16:09:43
Comerciante
Sou Branco,e conheco a RGB desde 1997 País que me seduz.Em primeiro lugar um abraco para a Guiné e especialmente para os produtores desta Página.Como membro alheio nao envolvido em algum tipo de conflito pessoal,gostaria de participar em certos debates com ponto de vista positivo.É triste quando o ponto de partida para a estabilidade geral de um País,provem de um Povo esfomeado!, e nao só no aspecto nutritivo!!.A estabilidade Politica é fundamental para o desenvolvimento económico.Se na Guiné reinar clima estável (Todos) ganham mais.Vejam o exemplo de Cabo Verde,que é muito mais pobre em recursos naturais.O cérebro é mais forte que o musculo. Será que Amilcar Cabral só aconteceu devido ás condicoes criadas na Guiné pelo Colonialismo?.Aqui fica o meu voto de um Próspero ano de 2005 para a Guiné.
Nha Terra   Praga   Republica Checa   22/10/2004 15:57:25
Nenhum
Sinceramente nao sei o por que das eleçoes na Guiné-Bisssau? Se bem que nenhum Governo legitimo pode realmente governar.Perante a falta total do dialogo e impotencia comunicativa entre as clases castrenses, seriam necessárias no mimo duas eleiçoes por ano ou mais.Porque cada vez que um psicopata e delinquente armado desarcordar de qual coisa pega em armas, chama os seus camaradas e vao para rua fazer revoluçoes.A Guiné-Bissau precisa mas é de desarmar estes idiotas e mandá-los para suas casas.Assim, haverá paz para todos os guineenses tanto para os que estao vivendo no País, assim como para os vivem na Diáspora.Mas se temos que ficar todo tempo com medo de golpes de Estado e de revendicaçoes de subsídios e de salários á mao armada.Seria melhor fazer na Guiné-Bissau um regime militar do tipo de Nino Vieira.Assim, ficaremos descansados de golpes de Estado.Porque qualquer que a trevir só em pensar em golpes será sem piedade fuzilado como Paulo Correia e os demais,infelizmente! O belgista governante poderá depois mais tarde também refugiar ou exilar para Portugal como todos os outros nossos antigos Presidentes.Um costume eterno da clase governante guineense.Depois de matar muitos guineenses vai para Portugal gozar do Asilo politico.O Asilo politico deveria ser para os perseguidos e nao para os perseguidores.
Iaguba   Berlin   Alemania   10/10/2004 14:40:11
Guine-Bissau
sou Guineense e continuarei ser-o a situação na nossa Terra é muito lamentavel, devemos unir e segurar anossa terra, devemos deixar de matar estamos a perder um bons Homens,
rew manuel   barcelona   España   01/10/2004 17:45:22
falso
muito lamentavel
leila   madrid   España   30/09/2004 13:10:40
paz
eu nao conheço guiné,eu nao conheço sua politica, mais só sei que a vida muito pequena para usarla na conflictos. Eu sou filha de um guinense e uma caboverdiana, e penso que nao deveriamos matar o qrer destruir a nossos irmaos. AFRICA UNIDA POR A PAZ. UJM BEIJO PARA OS POBRES
Victor OLIVEIRA   Rio de Janeiro   Brazil   30/08/2004 23:35:26
Resposta ao webmaster
Asunto: Re: Acerca da sua "critica" Me desculpem,infelizmente ja mandei na secção de debates. Mas confesso,se eu tinha abrido essa menssagem antes podia até não publicar esse artigo. Mas erra a unica forma para "desabafar" Porque estou longe da Guiné E as minhas sinceras desciulpa É isso mesmo,é vc's os caras que a guiné esta precisando.Homens trabalhadores como vc's. Um grande abraço continuem a trabalhar. Já estou a sentir muito bem afinal existe as pessoas que querem trabalhar Por favor me respondem
Webmaster   Bissau   Guinea-Bissau   30/08/2004 23:31:25
Resposta ao amigo Victor Oliveira
Resposta enviada antes de publicar a sua critica -Você pretende publicar uma critica num livro de visitas e essa secção não esta para isso. Para o tema que você propõe tem que ir a secção de “Debates”. Você crê realmente na sua critica… crê realmente no que diz? Você acredita realmente que pondo as pessoas do país contra os habitantes de Bissau, crê você que ajuda o país? Se realmente você está orgulhoso de ser Guineense deveria amar o seu país e todos os seus habitantes e evitar de todas as maneiras mais conflitos. No panorama universal nos somos o cu (o rabo) do mundo. Isso tem sido devido as nossas estúpidas guerras e vaidades pessoais, á corrupção á incultura do país. Verdadeiramente você crê que só são corruptos os de Bissau? Faça este exame de consciência e logo se você está determinado em imprimir a sua critica vaia a secção de “debate” e transcreva a mesma… Nos estamos pela liberdade de expressão, pela paz, pela democracia, pelos direitos humanos e seria uma pena que nos sujassem de merda a nossa pobre web que tanto tem costado em manter em vigor. Sabe o Sr. que os que mantemos a web não estamos ligados a nenhuma empresa, partido político, religião ou estado? Sabe você que a custeamos com os nossos salários ganhados com tanto suor na guiné e no resto da Europa? Assim que antes de aproveitar a nossa web para vomitar fogo, insultos e outras barbaridades faça reflexão por favos ainda que só sejam 10 minutos. Eu sou muito temperamental mas aprendi a não tomar nenhuma decisão até passados 3 dias. Se alguém me faz mal espero três dias para racionar e garanto-lhe que ao final dos três dias as coisas vêem-se com muita diferença. Depois de tudo o que lhe digo se você persiste e com muito pesar nosso… pode publicar a sua critica nos “debates” da nossa web.-
Victor Oliveira   Rio de Janeiro   Brazil   30/08/2004 21:24:14
Retificação do erro no meu email
O meu e-mai é :victor_oliveira_60@yahoo.com.br Valeu
Victor Oliveira   Rio de Janeiro   Brazil   30/08/2004 21:17:03
É lamentavél..."djila na puder"
Sinto-me orgulhoso de ser Guineensse em qual quer parte do planeta. Mas lamento muito pelo 60%da populaçao(de bissau)que me desculpem mas considero-os de "Metirosos".Porque São nós os nativos de Bissau é que estao a complicar dia a dia a situação da Guiné-Bissau,pensando que a Guiné-bissau é somente cidade de Bissau."Bô sta Nganadu"Os mentirosos de Bissau,depois da tanta porcaria do PAIGC no poder,foramj enganado de novo a fazer esse "CARAS de PAÚ"a voltar ao poder,o pior de tudo um grande bandido,traficante,incopompetente,a testa do governo . E os mesmos bandidos que têm acesso a internet ficam a dizendo todos os dias que a guiné esta indo num caminho certo. E os pobres no interior sem a electrecidade,morendo de fome. Ngosta di gardici kil PAIGC di bardadi,kilis ku tiranu na mon di kolonialista .Mas i pena ê muridja kuas tudu.Bandidus fika é toma nomi di PAIGC é na faci bandidasku ku el. Aí,Guiné na mom di Assasinos,bandidus duranti 19 anus.Utrus ladrons bim castigau mas quase 4 anus.I pena toki djilas gosi tona pegau mas na mon( Bo tempassenssa si bô na bindi guiné bo bindi som Bissau). Povo di Guiné,bô disculpam mas pior erru ku bô fassi i ribanta PAIGC di bandidos na puder(tambê i ka bô kulpa pabia nô sibi kuma ê roba nam eleiçon)Ma gossi bo na kabanta kunssi elis mindjor. Na bardadi ki ladrons(grupu di Koumba Yara)dibidi sai ba na puder,em bora elis ê matarni ê utrus pabia ê ka kunssi kê ku mata. Ma tambê i mutrus bandidus Garandi,só furta dinhero kuma ê minti nam rico na kusta di pobu. Nha ermons ami nsai na Guiné na 1980,otcha nha nomi sai pa tropa,nkuri nbai Portugal,di la nsai nbai Brasil e dipus Estados Unidos e gosi nvolta Brasil. di 1980 pa li nbai dja guiné dus bias antis i dipus di guerra. Nka na medi nada pabia uniku ke ku nmedi ba i bai tropa,pabia n'misti ba istuda inda.gossi nka medi dja mas nada. Prof.Dr.Victor Oliveira E-mail:victor_olivei_60@yahoo.com.br Brasil/RJ Rio de Janeiro
Djeani   Rio de Janeiro   Brazil   30/08/2004 21:06:00
É Lamentavél...Djila na pudér
Sinto-me orgulhoso de ser Guineensse em qual quer parte do planeta. Mas lamento muito pelo 60%da populaçao(de bissau)que me desculpem mas considero-os de "Metirosos".Porque São nós os nativos de Bissau é que estao a complicar dia a dia a situação da Guiné-Bissau,pensando que a Guiné-bissau é somente cidade de Bissau."Bô sta Nganadu"Os mentirosos de Bissau,depois da tanta porcaria do PAIGC no poder,foramj enganado de novo a fazer esse "CARAS de PAÚ"a voltar ao poder,o pior de tudo um grande bandido,traficante,incopompetente,a testa do governo . E os mesmos bandidos que têm acesso a internet ficam a dizendo todos os dias que a guiné esta indo num caminho certo. E os pobres no interior sem a electrecidade,morendo de fome. Ngosta di gardici kil PAIGC di bardadi,kilis ku tiranu na mon di kolonialista .Mas i pena ê muridja kuas tudu.Bandidus fika é toma nomi di PAIGC é na faci bandidasku ku el. Aí,Guiné na mom di Assasinos,bandidus duranti 19 anus.Utrus ladrons bim castigau mas quase 4 anus.I pena toki djilas gosi tona pegau mas na mon( Bo tempassenssa si bô na bindi guiné bo bindi som Bissau). Povo di Guiné,bô disculpam mas pior erru ku bô fassi i ribanta PAIGC di bandidos na puder(tambê i ka bô kulpa pabia nô sibi kuma ê roba nam eleiçon)Ma gossi bo na kabanta kunssi elis mindjor. Na bardadi ki ladrons(grupu di Koumba Yara)dibidi sai ba na puder,em bora elis ê matarni ê utrus pabia ê ka kunssi kê ku mata. Ma tambê i mutrus bandidus Garandi,só furta dinhero kuma ê minti nam rico na kusta di pobu. Nha ermons ami nsai na Guiné na 1980,otcha nha nomi sai pa tropa,nkuri nbai Portugal,di la nsai nbai Brasil e dipus Estados Unidos e gosi nvolta Brasil. di 1980 pa li nbai dja guiné dus bias antis i dipus di guerra. Nka na medi nada pabia uniku ke ku nmedi ba i bai tropa,pabia n'misti ba istuda inda.gossi nka medi dja mas nada. Prof.Dr.Victor Oliveira E-mail:victor_olivei_60@yahoo.com.br Brasil/RJ Rio de Janeiro
Emilio   Bissau   Guinea-Bissau   27/08/2004 12:48:59
A nossa culpa
Sr. António. O problema não são os estrangeiros … talvez graça a eles foram possíveis as eleições. O problema é o país, a corrupção etc. Como se explica que quase 30 anos depois da independência estejamos cada vez pior que com o colonialismo? Creio que é por culpa dos governantes, culpa da passividade, culpa das elites culturais do país, culpa da enorme corrupção que vive o país, culpa por culpar constantemente os estrangeiros de todas as nossas misérias.
Albertinho Fomento   Bissau   Guinea-Bissau   17/08/2004 0:04:53
eleições legislativa de 2004
Eu antes de fazer os meus pequenos comentários, começaria por agradecer profundamente esta iniciativa. O que tenho para dizer sobre a eleição legislativa de 2004, é que foi bem visto em termos de expectativa, mas finalmente foi o pior de todo o tempo ou seja das duas últimas, em que se deparou com enormes problemas desde o início até fim.O mais triste ainda foi enorme sacrifício que os jovens tiveram durante a sua realização,sobretudo de noites que passaram no carro nas ruas a procura dos locais de trabalho, mas que enfim tiveram o mau trato...em que a consequência disto tocou toda a gente, por inigligência dos supostos responsáveis...? o mesmo procedimento continuou...cabe o actual responsável juizar sobre futuras...
António da Silva   Coimbra   Guinea-Bissau   09/08/2004 17:23:53
Eleições na Huiné-Bissau
nbmbjjjjj Meus caros compatriotas, não é a fraúde eleitoral é que devolva a democracia nem suborno ou aliciamento através dos amigos estrangeiros ou interrese alheios ao interrese dum povo que faz com um país muda por si, não, pelo contrário pior tudo e todo. Mas, o que é que nos podemos fazer é lutar pela as nossas mãos, com os nossos recursos, meios humanos a dignidade, responsabilidade e capacidade intelectual etc: O que vejo nestas eleições é uma vergonha autentica e falsa , assim não podemos ir muito longe se não atraso eterno. Não sou de nehum partido. Sou realista.
Artur José LIMA   Paris   Francia   24/05/2004 16:10:35
Viva a Guiné-Bissau!!!
Eu aproveitaria simplesmente este espaço guineense para testemunhar todo o amor, mas também de igual modo, toda a màgoa que o aberrante nivel de vida dos guineenses pro voca em mim. O guineense(e o africano em geral)é sorridente, por natureza. Mas(coisa incrivel), na ultima vez que me desloquei ao Paìs, constatei com muita amargura que esse POVO, à custa de quem muita gente mentiu e se enriqueceu, esse POVO tinha perdido o seu lendàrio sorriso. Pois, o sofrimento é tão grande! Tenho muita pena!E Estou sobretudo muito revoltado!
Gideao Martins-Correia   Kingston, Jamaica   Guinea-Bissau   29/04/2004 16:30:05
Economista
AMILCAR CABRAL foi um dos mais valorosos pensadores estrategicos do seu tempo. Foi o grande mestre e planeador do movimento para a independencia dos povos irmaos da Guine e Cabo Verde, com pesada influencia nos outros paises Africanos e do mundo inteiro. Especialmente para a Guine e Cabo Verde, Cabral foi um homem que viu de antemao a necessidade de se unir os campos da politica, economia e cultura – o que esta-se a fazer agora na Europa! Espero que o espirito e o sentimento Cabralista, a conexao, o entusiasmo e o calor que nos ligava seja main forte e vibrante. Viva a unidade Guine-Cabo Verde! VIVA ABEL DJASSI!
Gideao Martins-Correia   Kingston, Jamaica   Guinea-Bissau   29/04/2004 16:26:59
Economista
AMILCAR CABRAL foi um dos mail valorosos pensadores estrategicos do seu tempo. Foi o grande mestre e planeador do movimento para a independencia dos povos irmaos da Guine e Cabo Verde, com pesada influencia nos outros paises Africanos e do mundo inteiro. Especialmente para a Guine e Cabo Verde, Cabral foi um homem que viu de antemao a necessidade de se unir os campos da politica, economia e cultura – o que esta-se a fazer agora na Europa! Espero que o espirito e o sentimento Cabralista, a conexao, o entusiasmo e o calor que nos ligava seja main forte e vibrante. Viva a unidade Guine-Cabo Verde! VIVA ABEL DJASSI!
Gideao Martins-Correia   Kingston, Jamaica   Guinea-Bissau   29/04/2004 16:17:40
Economista
AMILCAR CABRAL AMILCAR CABRAL foi um dos mail valorosos pensadores estrategicos do seu tempo. Foi o grande mestre e planeador do movimento para a independencia dos povos irmaos da Guine e Cabo Verde, com pesada influencia nos outros paises Africanos e do mundo inteiro. Especialmente para a Guine e Cabo Verde, Cabral foi um homem que viu de antemao a necessidade de se unir as esferas da politica, economia e cultura – o que esta-se a fazer agora na Europa! VIVA ABEL DJASSI!
Adriano Armando Bill Vieira   Lisboa   Portugal   05/04/2004 16:25:18
Eng. Telecomunicações e electrónica
Aos dirigentes do PAIGC: Com muito respeito e consideração, com amor na minha pátria querida, pelo sentimento do povo sacrificado, pela crianças famintos e sem possibilidade de assistir a escolas, pela lágrimas derramadas de milhares mulheres guineense. Os homens que trabalham arduamente noite e dia sem salário mensal, vos peço que aproveitem essa oportunidade para fazer de Guiné-Bissau uma nação soberana com provectos para desenvolvimento, de paz, de harmonia, apostando tudo para uma clima de união, reforçando essa politica que sempre caracteriza e identifica o PAIGC “ somos todos Guineenses. Esqueçam do passado, não mais ajuste contas, não mais julgamentos. Sim trabalhos unidos, sim pensamento unido com todas as entidades politica. O meu mais sincero voto felicitação para todos aqueles que foram a urna e votaram. Com este gesto demonstrarem o mundo que sabemos ser capaz de cumprir a carta de ONU
Dib Miguel   Boston   Estados Unidos   02/04/2004 23:46:33
Guineense
Gostaria de lançar um apelo a todos os políticos guineenses no sentido de respeitarem a vontade do povo, recentemente exprimida nas urnas. E as organizaçãos políticas cujo motivos de existência nao beneficia a causa guineense e nem sequer uma maioria simples, que deixem de palhaçadas. Pelos vistos, assumem que os guineenses que tiveram a oportunidade de participar nestas últimas eleições são dotados de curta memόria, indicados pelos seus protestos baratos e mesquinhos. O futuro da nossa terra nao pode e nem deve ser compremetido por alguns que quando estiveram na posicao de avancar a causa guineense, conduziram o pais para o abismo. Reparem bem que o mundo inteiro esta com os olhos na Guine.
BUBA   BREMEN   Alemania   02/04/2004 22:25:46
patriota
DUVIDO QUE O PRS NAO SAIBA QUE Á GUINE E POVO; NOS TODOS PAPEIS; BALANTAS; FULAS; NALUS;TODOS NOS QUEREMOS PAZ É SO PAZ...
bubacar baldé   bremen   Alemania   02/04/2004 22:07:12
kin,k ten terra...anoss ku terra..
sera que vao fazer guerra contra o povo?...sera que as nossas MAMAS vao ter que chorar outra vez? A GUINE-BISSAU NAO É PROPRIEDADE DO PRS; NEM DOS OFICIAS BALANTAS: UM HOMEM UM VOTO.democracia.
Aliu   Bissau   Guinea-Bissau   02/04/2004 21:14:00
Nforonta
E uma pena o que esta acontecer neste momento em Bissau. Parece que o PRS esqueceu de que quem nao quer peder nao deve competir. Isso e uma liçao para o futuro...
alberto   Bissau   Guinea-Bissau   02/04/2004 20:05:56
Será que esta guiné é propriedade de alguém
Como muitos já fizeram, aproveito esta oportunidade para agradecer aos dirigentes políticos do PUSD e de outros partidos e coligações que aceitaram dignamente as derrotas e os resultados das eleições, o que na verdade, permite aos guineenses saber quem é quem, neste nosso País onde, como disse o José Manuel " si bo ka pegan n´na bida regulo..." isto é " todos querem ser régulos...". O que está a acontecer desde o dia 28 deste mês, não deixa de ser uma vergonha para os dignos filhos desta pátria, que custou suor e sangue de muitos dos nossos irmãos. Vergonha, não pelas irregularidades registadas, porque estas são normais num processo do género e não constitui novidades para ninguém, porque já o vimos em muitas partes do mundo, inclusive nos Países mais desenvolvidos,.... a vergonha é da postura dos nossos " politiqueiros", .... pesso
Uguiss naluak   Bissau   Guinea-Bissau   02/04/2004 17:36:23
Poder pelo Poder
A CNE e toda, a sociedade civil e todos os guineenses devem condenar e não aceitar a chantagem do PRS. Os resultados devem ser anunciados pela CNE e que governe o partido que ganhou as eleições. nada de governos de unidade nacional que depois não se responsabilizam por nada. O INCOMPTENTES DO PRS tudo o que querem é o poder porquer se não for isso vão para o desemprego não sabem fazer nada. MAS DESTA VEZ VEREMOS
Abdulai Keita   Oberengstringen/Zurique   Guinea-Bissau   01/04/2004 15:14:19
Um bravo às vossas atitudes altamente democrática
Meus votos de muito respeito, felicitações e parabens à todo/as os militantes e simpatisantes do PUSD e ao seu lider senhor Francisco Fadul pela sua coragem do reconhecimento e aceitação dos resultados sem hesitação. Os mesmos à ao/as do Manifesto e ao seu lider Faustino N'Bali e à todos outros verdadeiro/as democratas desta hora e momento da verdade. Que Alah, Deus e todos os nossos Bons Espíritos di Tchon estejam com a nossa querida pátria, pela PAZ.
Esteban   Tandil   Argentina   01/04/2004 14:57:41
Pregunta
Alguien sabe que esta pasando con los resultados? para cuando estaran?
Abdulai Keita   Oberengstringen/Zurique   Suiza   01/04/2004 14:19:46
De um dos poucos bons exemplos positivo, atacado
Um dos únicos exemplos positivo, Aceitar os resultados eleitorais foi até aqui, versus do que se viu em outras partes, um dos bons (senão o único bom) exemplos que a nossa jovem democracia pluripartdária pude apresentar aos uns tantos outros infelizes do nosso continente. O Kumba fez-o em 1994 e o Bacai Sanhá em 2000. O PRS e a PLATAFORMA estão prestes a quebrar e enterrar neste momento exacto também este BOM EXEMPLO nosso. Triste. Estou profundamente at
ROSETE MENDES NHAGA   Bissau   Guinea-Bissau   01/04/2004 14:19:35
SAIBMOS AMAR A NOSSA PÁTRIA
Saibamos amar a nossa Pátria como referi no título. Faço votos de muitos parabéns ao PAIGC, e, que Governem este País e este Povo Martirizado, de uma forma ordeira, que demonstrem capacidade que sempre reconheço. Amei, amo e continuarei amar o meu Povo e o meu País. VIVA A PLATAFORMA UNIDA DO POVO GUINEENSE. AOS NOSSOS LIDERES E SIMPATIZANTES QUE TENHAM CORAGEM!
António BubacarJ aló   Lisboa   Portugal   01/04/2004 12:08:55
Engº Mecânico
Queria fazer um apelo a todos os Partido, que aceitassem o resultado, porque a vontade do povo esta em cima de todas as ambições politica. Nós os Guineenses já sofremos muito agora é o momento de de nos unirmos. Sou simpatizante do manifesto do Povo.Viva Guné-Bissau, sinto orgulho de pertencer este povo maravilhoso.
Elias Silvestre Sanhá   Tomar   Portugal   01/04/2004 11:25:46
Estudante da Engenharia Informática
Agradeço o meu povo pela forma como aprovou mais uma vez a sua maturidade política no ultimo acto eleitoral. Espero que os partidos politicos saberão respeitar a vontade do povo."paz e estabilidade para sempre" vamos uniformizar.
Florentino Gregorio Joao Semedo Mendes   Paris   Francia   31/03/2004 23:11:38
sergio
Ola Sergio, Não insultei ninguem, mas estou acompanhando as intervenções dos guineenses durante periodo de eleição, veja os artigos que ja escrevi e tambem vai pra noticias lusofonas ver declarações feitas pelo PRS. Tenho uma boa educação, respeito ta? Se queres saber ao meu respeito vai a santa Luzia. Nao tenho medo de me identificar.
Sergio   Bissau   Guinea-Bissau   31/03/2004 19:02:13
Mais Educaçao
Sr Florentino de Paris. Os que cá estamos a lutar por este país agradecemos que evite os insultos. Se você nao consegue aprender as normas Europeais do dialogo antes que o insulto... nao creo que nos possa dar nenhum exemplo.
Uguiss Naluak   Bissau   Guinea-Bissau   31/03/2004 18:29:04
Com
Esa Senhora responsável pela CRE de Bissau é uma incompetente que deve imediatamente ser demitida do cargo que ocupa. Este é o exemplo típico dos problemas que aquele país tem. Há muita gente que quer mandar querem ser chefes e não têem nem formação nem a competencia para dirigirem. Por favor depois do que aconteceu, e que oferece argumentos para esses outros incompetentes do PRS reclamarem essa senhora tem que demitida do cargo que ocupa.
Florentino Gregorio Joao Semedo Mendes   Paris   Francia   31/03/2004 18:13:48
felicitação
Felicito a todos os Guineenses pelo dever que cumpriram e aproveito a oportunidade de dar responsabilidade ao STJ de actuar sobre esse ALBERTO NAMBEIA por qualquer transtorno. Na nossa terra nunca haverà 7 de junho, para mim estes SAPOS devem ser afastados da vida politica.
babem   Coimbra   Portugal   31/03/2004 14:19:16
Í justa sufrimento de povo guineense!!
O povo da minha marterizada terra já sofreu muito!Espero q o governo,q vai sair destas eleições, saiba coresponder a espectativa dos guineenses,pois q este povo já sofreu muito.È hora de começar a põr homens certos nos lugares certos.Que Deus nos abençoe desta vez!!Guine-bissau vencerá!!
Cirilo Varela   Bissau   Guinea-Bissau   31/03/2004 11:07:20
Guine e de todos nos
Temos que apostar na democracia e desenvolvimento. Guineenses sao aqueles que rejeitando o tribalismo, o regionalismo, o racismo e o fanatismo religioso decidem apostar no desenvolvimento e progresso da Guine-Bissau.
Florentino Gregorio Joao Semedo Mendes   paris   Guinea-Bissau   31/03/2004 9:40:03
Esperança
O ero é humano, as vezes fazemos força pensando com a esperança que tudo cora bem, pelo contrario ficamos desiludidos, digo tudo isso que é normal deixamos de lado a instigação para a fatalidade. Todos os Partidos Politicos, Guineenses sao responsaveis pelo o ero que ocoreu perante o periodo de votação não somente a CNE. Desejo BOA SORTE coragem e continuação de bom trabalho para equipa de Higino Cardoso. Partidos Politicos, Sociedade Civil,
fernandinho   santa clara   Cuba   31/03/2004 9:13:27
licenciado em direito
Cada dia que passa, lamento de essas situacoes creada pelos governantes.esperamos que um dia O povo logra descubrir a mentira e se assume aresponsablidade de julgar os autores. Esperamos um bom resultado nessa eleicoes.fedosa@galeon.com
Fernandinho   santa clara   Cuba   31/03/2004 8:41:49
"Bo na matano cu pena"
Mentra mais perture a inestabilidade politica e economica que reina no pais, o povo seguira sofrendo cada dia .O futuro da guine, esta no mão dos politicos. Povos de guine, a vossa oportunidade esta em eligir o caminho adecuado. Como quadros superiores estamos disposto a participar na reconstrução de uma nova guine, que o Amilcar Cabral, sonhou construir. se o moribundo não saivas administrar a sua casa,acho que muito mais ainda podera administrar o pias. licenciado em d
albino Barai   Sao Filipe   Cape Verde Islands   31/03/2004 2:07:53
Engenheiro Geodésico
Penso que tudo isso continua a ser um desastre, se exactamente neste momento, com a idade com que o país se conta,com itinerário político, ainda continua a realizar direito eleitoral com tantas falhas brutais e que so aparecem alguns politicos a reclamarem resultados, sem no entanto se preocuparem antes tudo como evitá-las pondo mo plano superior a imagem do país
Sissé, Dolá   Bielefeld   Alemania   30/03/2004 22:31:01
Tecnico de telecommunicacoes
Já há uma hora fecharam provavelmente a ultima Urna.Espero dos nossos Partidos politicos a coragem de aceitar os resultamdos, e confiantes nas suas próprias capacidades e Competencia de que na próxmavez poderao sair vitoriosos. E para o presidente do CNE Só mas só CORAGEM. A nossa Guine tem que andar para frente. O castigo foi de mais.
Ansumane Sanha   Moscovo   Rusia   30/03/2004 16:03:00
CHEGOU A HORA DA VERDADE
Caros concidadaos ! Chegou a hora da verdade ! Se de facto todos queremos, finalmente, o arranque da nossa querida Guine, entao votemos na capacidade, na confianca, na seriedade e nunca no parentesco ou amizade. Tomara que estas eleicoes sejam para nos um balao de oxigenio para dar impulso ao arranque do pais rumo ao desenvolvimento. Coragem e boa sorte.
Florentino Gregorio Joao Semedo Mendes   Paris   Francia   30/03/2004 15:35:43
Força guiné
Estou feliz, feliz por tudo se tornando possivel vendo todo o Pais com vontade de mostrar o que querem para a nossa patria, peço Força a todos ai que tem a esperança que o nosso Guiné saira vencedor dessa guerra do desemvolvimento, e que todos os Guneenses aceitem seja qual for o resultado.
Sonia Spencer dos Reis   Toulouse   Francia   30/03/2004 13:33:33
Estudante em Mestrado " comercio e negocios internacionais"
J'espère que la communauté internationale qui se trouve en ce moment en Guiné- Bissau aura la possibilité de veiller, pour que les résultats des elections législatives seront justes et sourtout transparentes, ceci pour le respect de la democracie et pour un developpement politique, économique, culturelle et social de la Guiné-Bissau. Courage pour tous le guinéens et guinéennes, je vous adore.
Nelio Mendes   Toronto   Canada   29/03/2004 20:48:15
Si no ka nkadja no na tchiga
Desejamos que tudo cora bem nessa eleicao, para servimos de exemplo para outros paises sem mentiras i calunias(Ja estamos farto delas). Estamos a seguir a nossa eleicao passo a passo aqui, para dar parabens i felicitar seja o partido que ganhar.
César Nosolini   Lisboa   Guinea-Bissau   29/03/2004 17:42:05
O Povo não pode afundar-se...
"O Estado é o Povo,e o Povo não pode afundar-se" Abraham Lincoln em 1863 em Washington. Ontem, o povo não vacilou e demonstrou que a democracia Guineense pode ser um exemplo,mas...Será que os políticos querem isso? Não sei,só sei que o povo não pode afundar-se. Não é a minha vontade, é a vontade popular, que assim seja.
sadja   Moscovo   Guinea-Bissau   29/03/2004 17:30:14
Querido povo o destino esta nas vossas maos!!!!!!!
Povo meu, desejo-vos muita sorte e coragem na vossa escolha; E penso que os futuros governantes serao as pessoas crediveis a vossa confianca e que vao saber respeitar e priorizar as vossas necessidades, que e, o desenvolvimento socio-economico nacional. Mas para tal, indispensavelmente eles necessitarao da vossa colaboracao na fiscalizacao e preservacao de tudo o que e estatal. sadja!!!!
Karyna Silva Gomes   Bissau   Guinea-Bissau   29/03/2004 11:32:26
A SEDE DA MUDANCA....
Nunca se viu, em toda a historia da nossa jovem democracia, tanta vontade, sede, entusiasmo e ansiedade de ir as urnas.Nunca o guineense valorizou tanto o seu voto.Nunca valorizou tanto a mudanca.Pelo menos foi o que se lia nos olhares anciosos a espera da vez, nas assembleias pelas quais passei.Uns exteriorizavam seus animos por palavras, outros apenas com sinais de victoria nos dedos.A victoria que jah se iniciava mesmo ali, com o simples "ir as urnas", algo que ja parecia ser um son
Karyna Silva Gomes   Bissau   Guinea-Bissau   29/03/2004 11:17:46
A SEDE DA MUDANCA....
Nunca se viu, em toda a historia da nossa jovem democracia, tanta vontade, sede, entusiasmo e ansiedade de ir as urnas.Nunca o guineense valorizou tanto o seu voto.Nunca valorizou tanto a mudanca.Pelo menos foi o que se lia nos olhares anciosos a espera da vez, nas assembleias pelas quais passei.Uns exteriorizavam seus animos por palavras, outros apenas com sinais de victoria nos dedos.A victoria que jah se iniciava mesmo ali, com o simples "ir as urnas", algo que ja parecia ser um son
Miguel Jorege(Ary Silva)   Moscovo   Rusia   29/03/2004 10:08:14
Guine ka na fica sin!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tenho esperança que estas eleiçoes mudarao a mentalidade do povo guineense;Tenho esperança que os politicos e a sociedade civil nunca mais apoiarao as revoltas militares;Tenho esperança que os novos Governantes(Ministros, Secretarios, Ditrectores) serao trabalhadores do Povo e, nao chefes do Povo e nem o lugar de arranjar fortunas proprias;Tenho esperança numa administracao forte,justa e transparente;Tenho esperança num Governo que nunca mais comprarao os militare
albino Barai   Sao Filipe   Cape Verde Islands   29/03/2004 1:31:02
renovar de esperan;as
Desta, como tantas outras vezes, só tenho que agradecer a todos os guineenses e nao so, mas todos que tiveram até aqui a capacidade, a faculdade patriotica de resistirem sempre e sempre como é necessário e mais de que isso, a tentarem preservar aquilo que é para nós de maior valor. Albino
Victor Felix Diouf (TÓ)   Barreiro Portugal   Guinea-Bissau   28/03/2004 23:57:32
Força Guine-Bissau
Mais uma vez os guineenses foram as urnas e mostraram a vontade de mudança, muito embora com muitos atrazos ao respeito a colocação das urnas mas mesmo assim o povo da Guiné está decidido a dar um novo rumo ao futuro da patria de Cabral, espero que o veredicto seja justo, transparente e que a classe politica guineense mostre a sua maturidade e respeite a vontade popular.Parabens guiné-Bissau, Parabens CNE, e todas as forças Politicas
king   palmela   Portugal   28/03/2004 23:37:49
esperança
tenho esperança que estas eleiçoes sejam um acto de conciliaçao para todo o povo guineense, tenho esperança nos politicos que serao eleitos, tenho esperança nos valores mais fundamentais do povo, tenho esperança numa liderança forte e justa, tenho esperança de uma Guiné socio-economicamente desenvolvido, tenho esperança na seriedade das forças politicas...tenho muitas esperanças na guiné bissau
Heitor Campos Sampaio   Lisboa   Portugal   28/03/2004 21:44:34
Comtablista
Espero poder um dia dar o meu melhor para o meu povo e tenho fé nos que la estão neste momento a sacrificar para que um dia possamos sentir orgulho de aquilo que somos (Guineenses)lá e na diáspora. Somos suficientemente competentes.
Naluak H.   Bissau   Guinea-Bissau   28/03/2004 12:02:47
comerciante
Espero que estas eleições corram bem e que os guineenses desta vez escolham governantes que esperamos que sejam honestos e governem o país e não a simesmos e sejam capazes de estabilizar o país numa primeira fase e depois trabalhar para o seu desenvolvimento. O país é pequeno e não somos muitos. A GB precisa de todos os seus filhos sem exclusão. Desde as eleições de 99/2000 que foi introduzida a política da exclusão e os resultado
bubacar baldé   bremen   Alemania   28/03/2004 10:03:08
patriota
o povo já nao tem tanto fome.. sera que os militares é os politicos alguma vez passarao fome? espero que desta vez os militares respeitem o direito dos eleitores e do povo guineense, que noa se metao na politica.os militares sao o maior cancro do povo guineense...
Jose Bastos   Oliveira de Azemeis   Portugal   26/03/2004 21:51:38
Amigo
FORÇA GUINEENSES A oportunidade de escolher, livremente, os vossos representantes chegou. Esperemos que definitivamente a Guiné tenha um futuro de liberdade e democracia. Gosto da Guiné como do meu país, gosto desse povo, como um irmão. Voltarei, aí, sempre! Um grande abraço, José Bastos
Afonso CART 2412 - Guiné 1968-1970   Esmoriz   Portugal   25/03/2004 13:07:19
Prosperidades para a Guiné-Bissau
Fui ex-combatente nesse país.Desejo a todo povo da Guiné as maiores prosperidades. Que a via democrática se fortaleça rapidamente, para que os frutos de uma democracia plena apareçam finalmente. Nós que vivemos e sentimos esse país somos solidários no vosso desejo de paz, progresso e felicidade. Viva a Guiné-Bissau.
Castro   Viana do Castelo   Portugal   24/03/2004 19:25:22
eleições 2004
Desejo a todo povo da Guiné o melhor de tudo, fui ex. combatente nesse país, amo esse povo. Faço votos para que as próximas eleições sejam justas e imparciais para que esse país possa progredir e para que todas as pessoas tenham paz, prosperidade e felicidade. Castro
gregorio gomes ferreira   Sevilha   España   22/03/2004 19:06:04
secretario geral de assoc. emigrantes em andaluzia espanha
Estimados senhores. para mi como cidadao guineense es muito lamentavel, que o nosso governo nao contar com os inmigrantes Guineenses em espanha poder ter a participaçao nas eleiçoes legislativa 2004. sentimos descriminados,esquecidos e abandonados. As eleiçoes anteriores tambem nao votamos. Nao somos reconhicidos de nenhuma das maneiras. Espero que esta reflecçao ou denuncia serve para o futuro........... obrigado
Adriano Botas   Setúbal   Portugal   22/03/2004 4:40:33
Votar ! Votar ! Votar sempre . . .
optando pelos melhores filhos para servir a Pátria. Votem, votem decididamente em quem melhor vos fez chegar a mensagem de esperança, mas votem porque além de um dever é o direito quem tem de dar um rumo sério à vossa sociedade.
Adriano Botas   Setúbal   Portugal   22/03/2004 4:39:19
Votar ! Votar ! Votar sempre . . .
vontade soberana o mais livre possível de um Povo que já há longos anos sofre barbaridades desde o colonialismo português que em nada ajudou o seu desenvolvimento, não tendo sabido transmitir os mais elementares conceitos de Democracia. Fica aqui o meu apreço por esse País que de várias formas a ele me encontro ligado e esperançado no saber de quem irá votar, exercendo um direito inalienável de democracia optando pelos melhores filhos para
Adriano Botas   Setúbal   Portugal   22/03/2004 4:36:59
Votar ! Votar ! Votar sempre . . .
Faço votos que acto eleitoral do próximo dia 28 de Março decorra dentro da maior cordialidade entre cidadãos visto sentir que esse é o maior desejo do Povo Guineense que está a dar provas de querer entrar definitivamente na via democrática que a todos irá ajudar. Apesar de não ser um cidadão com direito a voto no vosso País ficarei muito feliz com o resultado das eleições seja ele qual for, resta-me esperar pela vontade soberana o
José Barbosa   Stemwede   Alemania   21/03/2004 14:21:42
Kontolleuer
Estive na Guiné em 1965 - 1967. Fico sempre triste quando vejo na televisao que, a Guiné nao anda p´rá frente. Faço votos que seja desta! Felicidades a todo o Povo da Guiné, em especial ao povo de Bissau que, guardo desde entao no coraçao. Adeus Guiné!!! Alemanha, 21.03.04 Jcbs
Isabel Mendes Pereira   Lisboa   Portugal   20/03/2004 17:33:47
emprego
eu sou uma jovem licenciada em psicólogia,já não vou a guine a 17 anos mais acompanho tudo sobre a noticia da guine não sei se podemos confiar nos politicos, agora nas capanhas eleitoral fasem muitas promesas, mais quando chegam lá em cima esquecem todo a tantas gentes com diploma na mão a sofrer sem poder exercer, muitos jovens ficam com a fustração de não poder trabalhar, ouentão quando se trabalha echega no final do mês não tem venc
Isabel Mendes Pereira   Lisboa   Portugal   20/03/2004 17:26:50
emprego
eu sou uma jovem licenciada em psicólogia,já não vou a guine a 17 anos mais acompanho tudo sobre a noticia da guine não sei se podemos confiar nos politicos, agora nas capanhas eleitoral fasem muitas promesas, mais quando chegam lá em cima esquecem todo a tantas gentes com diploma na mão a sofrer sem poder exercer, muitos jovens ficam com a fustração de n~~ao poder trabalhar, ouentão quando se trabalha echega no final do mês não tem vencime
johnny de sousa   Haia   Holanda   20/03/2004 11:10:35
professor de educacao fisica e auto didacta
O virar da pagina na nossa sociedade. desenvolvimento. Voto com consciencia clara. Mas lamento a percentagem de analfabetos que nao dispoen de faculdades democraticas com o direito maior, e de exrcicio de seus direitos de votos. Desculpem, mas falo bem e alto gozando-me dos direitos que tenho para expressar.
Gideao Martins-Correia   Kingston, Jamaica   Guinea-Bissau   18/03/2004 16:16:43
Economista
Espero que o processo eleitoral siga de acordo com o plano. Que os nossos politicos tenham e demostram um civismo sem igual! PARABENS AO POVO DA GUINE!
Esteban   Tandil   Argentina   04/03/2004 23:03:39
Exitos
Deseo que el proceso se lleve a cabo con exito y que gane el mejor. Saludos.
 

Guine-Bissau.com - marca registrada.
Não se autoriza a utilização dos nossos conteúdos sem prévio acordo.
BISSAU - GUINÉ-BISSAU
EDITORIAL
  LIBERDADE DE EXPRESSÃO !!
>> ELEIÇÕES 2008
>> ELEIÇÕES 2004
>> OPINIÃO
>> ANÚNCIOS
>> CORRUPÇÃO
>>  AJUDAS INTERNACIONAIS
>>  DOSSIERS
 Arduinna.org