Publicidade
Notícias
Economía
Cultura
Instituições e Empresas
Personagems
Links
Editorial
Documentos
Cronologías


Foros de Debate



Participe no fórum e dê a sua opinião. A opinião da Direcção está expressa na linha editorial.

Os participantes do fórum podem exprimir as suas ideias pessoais que não tem necessariamente que concedir com os temas de Guine-Bissau.com.

Dê a sua opinião sobre a actualidade nacional e internacional no fórum.
Economía  |  Política  |  Desporto  |  Religião  |  História  |  Sociedade

Ultimo Comentario: 30/12/2007 23:58:49 3 comentarios
Tema: FORçAS ARMADAS
Como contornar as forças armadas
O actual gouverno Guineense,nao é culpado pela situacao que o pais esta a viver actualmente.Mais de 90%do actual efectivo entraram no ou apos o conflito de 1998,na sua maioria da etenia balanta,desculpem,nao é questao tribal,alias isto nao existia antes do Cumba subir ao poder,é pua verdade, todos nos que votaram Cumba, temos a nossa cota parte de culpa pela situaçao que a Guiné esta a atravessar hoje,Todo o povo da Guiné,esta réfen de um punhado de pessoas nao esclarecidas que tentam a todo custo impor so porque tem armas,armas do povo.Mais uma vez somos culpado porque antes de 1998,todos nos desejavamos e pedimos a guerra,agora estamos a pagar o nosso pecado.é verdade que o regim de Nino,nao era grande coisa mas nunca atingimos o estado em que estamos a viver actualmente.Enquanto nao existir um equlibrio etnico nas forças armadas,nunca alcancaremos a establidade politico social,ou adoptarmos atitude outrora adoptado pelos Sul Africanos"sairmos a rua"s
Indice de Debates    A sua opinião    Proponha um debate
Rildo Ferreira   Nova Iguaçu/Rio de Janeiro/Brasil   Brazil   30/12/2007 23:58:49
Contra as armas, educação
O comentarista anônimo mostra ódio em suas palavras. O ódio cega a razão. Já em relação ao Cajapan, uma reflexão. Ora, eles têm armas e alguma sabedoria. Têm representantes políticos que os apóiam. Para os políticos, uma razão: perpetuar o estado de desigualdade e o "status quo". Se desesperam com a possibilidade de perder o poder. Para os militares, suas ações são alimentadas por pólvora e uma (in)consciência de que podem utilizar as armas para a obtenção de alguns privilégios. Ora, por que as armas? Falta-lhes capacidade de superação da ignorância humanística. Ao povo de Guiné Bissau só lhes resta um caminho: a educação. Contra as armas que matam, o saber que edifica, constrói, desenvolve e supera. Quando o povo aceder aos níveis cognitivos superiores, os militares perceberão que as armas pouco valem diante do homem e da mulher sábios. Toda a dialética militarista deve estar presente nos círculos comunitários para não permitir o descuido, o esquecimento, mas, fundamentalmente, buscar o saber pleno, científico, mesmo partindo de um saber curioso, para a superação do estado de paura que reina entre vós. Amigos de Guiné Bissau, atentai-vos: a educação, o saber e a perseverança edificam a cidadania e a liberdade.
anonimo   USA   Guinea-Bissau   16/04/2005 14:20:10
you're right my friend
Completamente de acordo contigo meu compatriota..A nossa Giune' nunca teve problemas tribais. O canalha do senhor Cumba e' que trouxe tudo isso. Um dia desses ele vai pagar por tudo isso.
cajapan   lisboa   Portugal   05/12/2004 22:48:33
missão dificil
Sobre as forças armada da guiné-bissau quero dizer o seguinte:contornar as forças armadas é uma missão impossivel porque estão a serem manipulados por alguns políticos.Que grande perigo para democracia e para a paz! E se não estou em erro, guiné é um país onde existem muitos oficais medios e superiores de tendência tribal. E por outro lado onde está dinheiro para pagá-los? Que grande perigo!E que fazer com eles uma vez que muitos ainda dizem que lutaram pela indenpendência.Eu tiro chapéu diante das nossas forças armadas mas a vida militar não é eterno. Eu sei que precisamos das forças armadas porque não confio dos nossos vizinhos. Penso que ninguém se esqueceu do que aconteceu em 1998.
 

Guine-Bissau.com - marca registrada.
Não se autoriza a utilização dos nossos conteúdos sem prévio acordo.
BISSAU - GUINÉ-BISSAU
EDITORIAL
  LIBERDADE DE EXPRESSÃO !!
>> ELEIÇÕES 2008
>> ELEIÇÕES 2004
>> OPINIÃO
>> ANÚNCIOS
>> CORRUPÇÃO
>>  AJUDAS INTERNACIONAIS
>>  DOSSIERS
 Arduinna.org