Publicidade
Notícias
Economía
Cultura
Instituições e Empresas
Personagems
Links
Editorial
Documentos
Cronologías
  Corrupção

DESVIADOS MAIS DE 210 MILHÕES DE FRANCOS CFA
BISSAU 16/2/2005
 
A Inspecção Superior Contra a Corrupção detectou um desfalque financeiro na ordem de mais de 210 milhões de FCFA que presumivelmente não teria dado entrada nos cofres do Tesouro Público.

A informação consta numa nota desta instituição fiscalizadora tutelada pela ANP, datada de 16 de Fevereiro e distribuída à imprensa.
De acordo com a nota, os presumíveis implicados nesta fraude são altos funcionários do Ministério da Economia e Finanças, da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Rodofluvial.

A Inspecção Superior Contra a Corrupção recorda ainda na referida nota, que já havia remetido a tempo oportuno à Procuradoria Geral da República estes processos instaurados e averiguados com base nas denúncias formuladas desde o início das suas actividades, salientando no entanto estarem dois processos já acusados e a aguardar julgamento competente.

Ainda segundo a nota, vários processos continuam a correr seus trametos normais na ISCC, encontrando outros na sua fase final de instrução e outros na fase inicial.
De salientar que estas acções da Inspecção Superior Contra a Corrupção se enquadram no âmbito das atribuições que lhe são conferidas pela lei nº 6-B/95 de 17 de Julho.

No entanto, a questão de desvios de fundos públicos são factores de descalabro do país, aliás, uma situação que nos últimos tempos mereceu criticas das instituições de Bretton Woods que exige do Executivo de Bissau o saneamento e controlo rigoroso das Finanças Públicas como condição para apoiar os esforços do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Na governação anterior, sempre se falou em desvios de fundos em somas consideráveis, facto que descredibiliza o país junto dos parceiros de cooperação e constituir revolta interna dos cidadãos que atravessam enormes dificuldades, sobretudo os funcionários públicos que não recebem os seus ordenados mas a ouvirem de constantes esbanjamento de capitais públicos.

Por: SABINO SANTOS LOPES
 
 

Voltar

 

Guine-Bissau.com - marca registrada.
Não se autoriza a utilização dos nossos conteúdos sem prévio acordo.
BISSAU - GUINÉ-BISSAU
EDITORIAL
  LIBERDADE DE EXPRESSÃO !!
>> ELEIÇÕES 2008
>> ELEIÇÕES 2004
>> OPINIÃO
>> ANÚNCIOS
>> CORRUPÇÃO
>>  AJUDAS INTERNACIONAIS
>>  DOSSIERS
 Arduinna.org